A Metalika atende ao texto revisado da Norma ABNT NBR 11742:2018 já em vigor

A Metalika é uma empresa que preza pela segurança e qualidade de seus produtos. Por isso, atende a todas as certificações exigidas por lei, incluindo aos requisitos da Norma ABNT NBR 11742:2018, que já está em vigor.

A Metalika é uma empresa que preza pela segurança e qualidade de seus produtos, como as portas corta-fogo. Por isso, atende a todas as certificações exigidas por lei, incluindo aos requisitos da Norma ABNT NBR 11742:2018, que já está em vigor.

Um dos requisitos da Norma ABNT NBR 11742:2018 é que as empresas atendam a 4 classes que suportam chamas de 30 a 120 minutos. Estas classes são: P-30, P-60, P-90 e P-120. Elas também são exigidas nas regulamentações estaduais dos Corpos de Bombeiros e da norma ANT NBR 9077. E a Metalika atende a ambas.

Onde as portas corta-fogo devem ser instaladas?

As portas corta-fogo devem ser instaladas de forma que a abertura da mesma se processe no sentido da evasão. E, quando a saída for possível nos 2 sentidos, devem ser instaladas 2 portas corta-fogo com sentidos opostos de abertura, ou então porta corta-fogo de 2 folhas, abrindo em sentidos opostos.

Requisitos da Norma ABNT NBR 11742:2018

porta corta-fogo

Os requisitos exigidos pela Norma ABNT NBR 11742:2018 para a fabricação de portas corta-fogo estabelecem detalhes construtivos, como:

- características da folha da porta corta-fogo, que incluem capas e miolo
- batente
- dimensões
- tratamento anticorrosivo

A norma especifica diretamente requisitos de:

- ensaios de portas corta-fogo para saída de emergência
- fabricação
- identificação
- classificação
-  instalação
- armazenamento
- manutenção
- funcionamento
- unidade de compra
- conteúdo do manual técnico

A Metalika atende a todos estes requisitos mencionados acima.

Barras Antipânico

As barras antipânico também são de fundamental importância para a segurança das pessoas e do local. Por isso, a instalação das barras antipânico são obrigatórias, segundo a norma ABNT NBR 11785.

Barras antipânico

Sendo assim, as barras antipânico devem ser instaladas em portas corta-fogo de saída de emergência em ambientes onde há reunião de público, como casas de shows, hospitais, igrejas, museus, entre outros locais.

Segundo a ABNT NBR 13768, as portas corta-fogo de 2 folhas devem ter barras antipânico instaladas, para que garantam o fluxo de saída. Em outras situações, as portas corta-fogo devem ser utilizadas fechaduras, que podem ser de sobrepor ou de embutir. Estas situações devem atender aos requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR 9050 e ABNT NBR 9077.

Dobradiças

É importante ressaltar que a ABNT NBR 13768 estabelece 3 dobradiças por folha. E, quando forem utilizadas dobradiças paralelas, a norma exige que seja utilizado dispositivo de fechamento automático da folha.

Revestimento em Porta Corta-Fogo

A norma não aceita que haja revestimento aplicado na folha da porta corta-fogo. O que pode ocorrer é que ela receba pintura de acabamento para conservação.

Batentes e Ferragens

Outro ponto importante da norma ABNT NBR 13768 é que os batentes e as ferragens devem atender a alguns aspectos da norma.

São 3 os tipos possíveis de batentes, sendo:
- tipo 1: aplicação em paredes de alvenaria
- tipo 2: aplicação em paredes de concreto ou drywall
- tipo 3: aplicação em drywall 

Estes foram alguns pontos que a norma ABNT NBR 13768 exige, entre outros diversos. E a Metalika atende a todos, pois preza pela qualidade de seus produtos e segurança de todos.

A Metalika faz parte do Grupo multinacional ASSA ABLOY Brasil, que é líder de mercado em soluções de abertura de portas em todo o mundo.

Para solicitar porta corta-fogo para seu projeto, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em atende-lo (a).

Basta acessar aqui.