Acessórios para Porta Corta-Fogo: Conheça os principais

A porta corta-fogo é um importante item de proteção coletiva e proporciona a preservação da vida das pessoas em caso de incêndios, uma vez que retarda a propagação das chamas, do calor e da fumaça, além da saída de emergência segura.

Além da obrigatoriedade em prédios públicos, a porta corta-fogo também é muito necessária em ambientes com alta circulação de pessoas, como shoppings, prédios e condomínios.

Ademais, é importante que alguns acessórios sejam associados a ela, de modo a aumentar sua eficácia, assegurar o seu funcionamento e garantir muito mais segurança às pessoas.



Qual a importância dos acessórios para Porta Corta-Fogo?

Conforme previsto na NBR 11742/2018, as portas corta-fogo obrigatoriamente precisam vir acompanhadas de alguns acessórios como fechadura ou barra AP e dobradiças.

Todos os acessórios a serem utilizados nas Portas Corta-Fogo precisam seguir as especificações da norma NBR 11742/2018, no que se refere ao seu funcionamento e material, por exemplo.

Desse modo, é extremamente importante estar atento ao material que vai adquirir e lembrar de que as portas Corta-Fogo possuem necessidades específicas, bem diferentes das portas convencionais.

Abaixo, listamos os principais acessórios paras as portas corta-fogo. Todos eles são oferecidos pela Metalika.

 

Barras Antipânico

As portas corta-fogo devem vir acompanhadas de fechaduras ou de barras antipânico de modo a facilitar a sua abertura em caso de emergência.

As barras antipânico são aquelas barras horizontais usadas para abrir as portas corta-fogo ou portas de saída de emergência. Elas são obrigatórias nos ambientes em que houver alta circulação de pessoas, ou seja, aqueles com capacidade para 100 pessoas ou mais como cinemas, teatros, aeroportos, hospitais etc.

No entanto, vale ressaltar que esta determinação para a obrigatoriedade do uso das barras antipânico depende das regras estaduais.

Estas barras possibilitam a evacuação dos lugares a qualquer momento, garantido que, em caso de incêndio, as pessoas deixem o estabelecimento de maneira rápida e segura.



Fechaduras

Quando não houver necessidade legal do uso das barras antipânico, é interessante considerar também o uso de fechaduras. Em nosso catálogo, temos três opções de fechaduras para as portas corta-fogo, conforme a seguir. As fechaduras possuem a mesma função antipânico das barras para momentos de fuga do local do incêndio.


Fechaduras de Sobrepor

As fechaduras de sobrepor, como o próprio nome indica, são aquelas que ficam sobrepostas à porta, ou seja, não é necessário furar ou cortar a porta para introduzir a fechadura.

Caso se opte pela fechadura de sobrepor, o único furo necessário será o do cilindro da fechadura.

Este tipo de fechadura é recomendável para portas de até 50 mm de espessura.

Há diversos modelos de fechaduras de sobrepor, alguns com chave e outros sem chave. Abaixo, confira as principais vantagens e desvantagens de cada modelo, para que possa escolher com maior clareza, de acordo com sua necessidade.



Fechaduras de Sobrepor com Chave

Entre os modelos de fechadura de sobrepor há a opção com chave, que permite o trancamento da porta. Este é um grande benefício, principalmente se as portas derem acesso a áreas confidenciais.

Entretanto, sobre estas fechaduras é necessário um ponto importante de atenção: elas são trancadas apenas do lado contrário ao sentido de evasão. Sendo assim, caso alguém precise sair do ambiente, conseguirá mesmo com a fechadura trancada do lado externo.  

Tal característica deste produto é indispensável, pois de nada adiantará uma porta corta-fogo trancada sem a possibilidade de ser aberta numa emergência.



Fechaduras de Sobrepor sem Chave

As fechaduras sem chave são outra opção às barras antipânico e com elas as portas permanecem destrancadas todo o tempo.

Elas são ótimas escolhas para ambientes com alta circulação de pessoas ou para o acesso a escadas.



Fechaduras de Embutir – Modelos com e sem Chave

Diferentemente das fechaduras de sobrepor, as fechaduras de embutir possui o seu maquinário dentro da porta. Daí o nome “embutido”.

Também para esse tipo de fechadura há os modelos com e sem chave. Além da chave simples, há também a opção de fechadura de embutir com chave tetra.



Fechadura Tesa

A Fechadura Tesa é uma fechadura diferenciada em termos de acabamento em relação às fechaduras comumente encontradas no mercado e possui características que possibilitam a implantação de controle de acesso com função antipânico.



Strike elétrico de embutir e de sobrepor

O strike elétrico é um acessório utilizado junto com as fechaduras, sejam elas de sobrepor ou de embutir.

Por meio de sua instalação, é possível o controle de acesso aos ambientes. O strike elétrico se conecta ao seu controle de acesso e libera os trincos de sua barra AP ou de sua fechadura embutida para conseguir acessar o ambiente. Ele é uma opção ao eletroímã, que não atende as normas da NBR 11742/2018, pois necessita de uma abertura via acionamento de botão,senha,digital ou qualquer outro método que dificulta a evasão do ambiente.



Ferrolho

O ferrolho é um acessório que deve ser usado nas portas de folha dupla quando uma das folhas deve ser passiva (sem movimentação constante).

Através do ferrolho, é possível deixar uma das duas portas constantemente fechada, garantido mais praticidade e segurança.



Dobradiça De Mola

A dobradiça é um item essencial para o bom funcionamento de qualquer porta e muito mais das portas corta-fogo. A sua qualidade garantirá a abertura total e com facilidade das portas.

A dobradiça ideal para as portas corta-fogo é a dobradiça de mola. Por causa de seu acionamento via torção da mola, ela realiza o fechamento automático de qualquer PCF, fazendo a vedação ao fogo e a fumaça necessários para o produto.



Mola Aérea Corta Fogo

As molas aéreas são equipamentos colocados na parte superior das portas corta-fogo e permitem o fechamento automático da porta.

As molas ainda possibilitam o controle de movimento, proporcionando um fechamento com velocidade controlada e aumentando a vida útil de todo o sistema, inclusive das dobradiças. 

 

Selecionador de Folhas

O Selecionador de Folhas é outro acessório muito importante para assegurar o bom funcionamento das portas corta-fogo que possuem folha dupla.

Com ele, as portas são fechadas seguindo a ordem correta e previamente estabelecida em sua instalação.

Como vimos, os acessórios devem ser usados em conjunto com as portas corta-fogo. Caso precise destas soluções para sua empresa, entre em contato conosco e solicite um orçamento.