Armário Corta-Fogo e como armazenar com segurança

Essencial para garantir o melhor armazenamento de líquidos inflamáveis, o armário corta-fogo é item essencial em diferentes ambientes, como empresas, lojas de comercio de inflamáveis, construções, entre outros.

Armazenar inflamáveis com segurança é necessário para evitar que incêndios aconteçam. Além disso, no caso de um começar, o material que constitui o armário impede que as chamas se espalhem pelo local.

Ficou curioso para conhecer melhor os armários corta-fogo e descobrir como armazenar produtos com segurança? Então confira as informações valiosas que separamos para você.

Como funciona o armário corta-fogo?

O armário corta-fogo funciona de maneira simples. Eles, assim como as portas corta-fogo, são essenciais para garantir a segurança de diferentes espaços.

O armário serve para armazenar gases que sejam inflamáveis, ou seja, conta com material extremamente perigoso em seu interior. Por conta disso, é preciso atenção e o equipamento de segurança nunca deve ser descartado.

Feito de material que não é inflamável, o armário impede que as chamas que se iniciam no interior do recipiente não se espalhem por todo o local. Em galpões de grandes companhias, por exemplo, esse equipamento é indispensável. E também impede acesso das chamas externas no armário.

Atualmente, tornou-se comum que todos nós utilizemos álcool 70% em nosso dia a dia, e o seu armazenamento, muitas vezes, é feito de maneira inadequada, afinal, estamos utilizando um produto extremamente inflamável e o guardando no local errado.

Como armazenar com segurança

Apesar do armário corta-fogo aumentar a segurança, ele sozinho não faz nada. Por isso, é importante se atentar para os procedimentos de depósito de combustíveis e outros materiais inflamáveis em seu interior.

Armazenar com segurança é essencial para que o armário não seja afetado com pequenos erros que podem atrapalhar o seu funcionamento quando exigido. Primeiro, é recomendado que não se derrame nenhum tipo de líquido em seu interior.

No mais, caso isso aconteça, o recomendado é que se faça a drenagem do líquido o mais rápido possível, para evitar o contato com o aço do armário. Além disso, manipular líquidos no interior do objeto não é indicado, para diminuir os riscos de possíveis acidentes. Para auxiliar nessa remoção, cada prateleira na verdade é uma bandeja de contenção. Qualquer vazamento não vazará para a outra prateleira inferior, ficará retida na bandeja.

Outro ponto a ser destacado é que o armário possui respiros, superiores e inferiores, que auxiliam no escape dos gases que os materiais soltam normalmente, tirando o potencial de risco do acumulo de gás dentro do armário. As portas possuem isolante corta fogo e pintura eletrostática. Todos os armários são aterrados e fáceis de locomoção.

Norma regulamentadora dos armários corta-fogo

Assim como todo produto que será utilizado para garantir a segurança dos envolvidos, o armário corta-fogo também conta com norma regulamentadora: a NBR 17505-4. Através dela, podemos ter acesso ao padrão de qualidade exigido pelos órgãos fiscalizadores.

Nela é possível conferir quais são os materiais aceitos para servirem como base para a construção de um armário, além de checar qual é a quantidade de líquido permitida dentro de cada um dos objetos.

Comprar um armário que segue todas as especificações, e que conta com o selo da norma, é de extrema importância para não colocar a segurança de todos em risco. Lembre-se de seguir as normas para não correr riscos desnecessários.

Segurança e preservação de conteúdos inflamáveis

Como citado, uma das formas mais recomendadas de se preservar conteúdos inflamáveis é prezando pela durabilidade do armário. Não deixar que ele entre em contato direto com líquidos perigosos é uma boa maneira de evitar que uma tragédia aconteça.

Além disso, não deixe nenhum tipo de frasco aberto. O armário evita a passagem de gases mais perigosos, no entanto, ainda assim, é interessante não deixar que esse ponto passe despercebido. Correr riscos desnecessários não é algo cogitado por nós.

Portas corta-fogo são essenciais para reforçar a segurança

Além da presença dos armários corta-fogo, outro produto essencial para impedir que tragédias aconteçam é a presença das portas corta-fogo. Regulamentadas pela NBR 11742, se tornaram indispensáveis em locais onde existe grande locomoção de pessoas.

Hospitais, aeroportos e galpões de empresas contam com esse produto para garantirem uma rota de fuga segura para as pessoas. O produto impede que o fogo se alastre no local, pois conta com material resistente a altas temperaturas.

Em locais de trabalho onde se manipula líquidos inflamáveis, onde também é necessário a presença de um armário corta-fogo, as portas também não podem ser descartadas, já que são as responsáveis por manterem a saída livre das chamas.

Na Metalika, é possível conferir diversos modelos da melhor qualidade possível. Alguns dos nossos produtos são:

  • porta corta-fogo tradicional (simples e dupla): são os modelos mais comuns, e oferecem entre 60, 90 e 120 minutos de proteção contra o fogo;
  • porta corta-fogo acústica: além de proteger contra o fogo, também possui atenuação sonora (31 e 35dB);
  • porta corta-fogo premium: diferente dos modelos tradicionais, a porta premium conta com acabamento refinado, melhorando a aparência do local;
  • porta corta-fogo autônoma: ideal para locais como apartamentos, a porta autônoma também permite acabamentos e revestimentos sofisticados.

Conheço os tamanhos e modelos da Metalika

Voltando a falar sobre os armários, na Metalika é possível contar com alguns dos melhores modelos disponíveis no mercado. Com mais de 20 anos de atuação destacada em seu ramo, a empresa se tornou uma das grandes referências em produtos que garantem a segurança de todos.

Além das portas, a companhia também atua comercializando os melhores armários corta-fogo disponíveis no mercado. Ao contar com um produto da marca, o cliente tem a certeza de que não correrá riscos desnecessários no futuro.

Atualmente, são dois os armários comercializados pela empresa, sendo eles:

  • armário corta-fogo pequeno: medindo 1.000 mm de largura e altura, além de 450mm de profundidade, é possível armazenar 108 litros em seu interior;

  • armário corta-fogo grande: medindo 1000mm de largura, 2.000 mm de altura e 450mm de profundidade, o armário grande armazena até 216 litros em seu interior.

Quer conhecer melhor os nossos equipamentos? Não perca a chance e entre em contato com nossa equipe para solicitar o orçamento da sua compra.