Porta Corta-Fogo para Galpão Logístico: Qual a importância?

A presença da porta corta-fogo é essencial para garantir a segurança de todos que estão no local, e em um galpão de logística isso não seria diferente. Além das pessoas presentes ali, também existe a questão patrimonial da empresa envolvida.

Por isso, contar com os melhores produtos disponíveis para prevenir e conter incêndios se tornou prioridade de muitas empresas, e as portas corta-fogo vêm se mostrando um poderoso aliado no combate às chamas.

Quer conhecer a importância de contar com a porta corta-fogo em um galpão logístico? Então confira o artigo que elaboramos para informá-lo.

As portas corta-fogo são essenciais para garantir a segurança de qualquer local, seja ele empresarial ou não. Contudo, quando falamos de um galpão logístico, sua necessidade aumenta ainda mais, afinal, não se pode correr o risco de perder material da empresa.

O galpão é o local onde a empresa desenvolve suas operações logísticas, como recebimento e armazenagem de mercadorias. Já imaginou um incêndio atingir justamente essa área da companhia? Seria uma situação desesperadora.

Os danos seriam gigantescos, e a vida dos funcionários ali presentes também ficariam em risco. No caso de empresas que trabalham diretamente com materiais inflamáveis, a situação pode se tornar ainda mais grave.

Porém, a implementação de portas corta-fogo em suas saídas pode minimizar e muito os prejuízos físicos e materiais em caso de incêndio, pois elas garantem que nenhuma chama ou fumaça vai ultrapassar os seus limites dentro de um certo período de tempo na área que foi compartimentada pelas portas.

Quando falamos de vidas humanas é melhor prevenir do que remediar, e de brinde, ainda se garante mais segurança para os materiais que a empresa trabalha. A presença de portas corta-fogo no local é indispensável para evitar maiores perdas.



Quais as normas as portas corta-fogo devem seguir

A norma ABNT NBR 11742, de 2018, é a responsável por criar os padrões que as portas corta-fogo devem disponibilizar para seus clientes. Nela, é possível conferir todos os pré-requisitos que cada uma das portas deve seguir.

Através da norma, podemos saber quais são os materiais aceitos para se fazer as folhas das portas, além das capas e miolo que as constituem. Além disso, os acessórios também são especificados pela regularização.

Alguns dos acessórios exigidos são os seguintes:

  • barra antipânico;

  • batentes;

  • ferragens;

  • dobradiças.

Vale destacar ainda que muitas pessoas se questionam sobre a possibilidade de se utilizar um revestimento na porta corta-fogo. Contudo, saiba que esse tipo de prática não é aceita pela norma, sendo que o máximo que dá para fazer nesse sentido é uma pintura de acabamento.

Qual o material da porta corta-fogo

A porta corta-fogo pode ser feita de diversos materiais diferentes, desde que tenha alta resistência ao fogo, pode ser implementado.

Contudo, isso só é permitido após regularização nas normas ABNT. O órgão, após a realização de testes, especifica quais são os materiais que conseguem conter bem o alastramento de chamas e fumaça.

Em nosso site, por exemplo, é possível verificar que trabalhamos que diferentes materiais são utilizados na confecção de nossas portas, como aço galvanizado e a manta cerâmica.

Modelos de porta corta-fogo

Hoje, são 3 os tipos de porta corta-fogo que estão disponíveis no mercado, como cada um deles contando com seus pontos a serem destacados. Contudo, todos eles têm a função principal de garantir a segurança de todos no caso de incêndios.

Abaixo, confira quais são os 2 modelos disponíveis atualmente:

  • porta corta-fogo simples: Para vão luz máximo de 1200mm na largura;

  • porta corta-fogo dupla: alternativa para vãos com mais de 1200mm de largura. Para passagens de pessoas, considerar sempre uma folha com no mínimo atendendo o vão livre de 800mm.

  • Importância saídas de emergência


As saídas de emergência são vistas por nós todos os dias, porém, só nos damos conta de sua importância em momentos de necessidade. Ela funciona como rota de fuga nos momentos mais críticos de possíveis acidentes.


Além disso, também é o caminho que o corpo de bombeiros irá seguir para ter acesso ao local em chamas, logo, é essencial também para que o socorro seja prestado. Por isso, é necessário tomar certas medidas para garantir o bom uso do local.

É importante que nenhum objeto esteja no caminho, atrapalhando a locomoção das pessoas por ali. Além disso, é necessário destacar que as portas corta-fogo são essenciais para garantir a conservação do ambiente.

Sem a presença das portas, durante um incêndio, se torna impossível que o corpo de bombeiros utilize o local, assim como também é inviável que as pessoas escapem por essa rota. São objetos necessários para garantir a segurança dos envolvidos.

Metalika: Porta corta-fogo segura e de qualidade

Se você quer ter a certeza de que está contando com uma porta corta-fogo de qualidade em seu galpão logístico, não deixe de conferir as porta corta-fogo Metalika, as melhores disponíveis no mercado.

Com mais de 20 anos de atuação no mercado, a Metalika se tornou referência no segmento, oferecendo as melhores soluções no combate e prevenção a incêndios. Hoje, as portas disponíveis nas lojas da marca são:

  • porta corta-fogo tradicional (simples e dupla): são os modelos mais comuns, e oferecem entre 60, 90 e 120 minutos de proteção contra o fogo;
  • porta corta-fogo acústica: além de proteger contra o fogo, também possui atenuação sonora (31 e 35dB);
  • porta corta-fogo premium: diferente dos modelos tradicionais, a porta premium conta com acabamento refinado, melhorando a aparência do local;
  • porta corta-fogo autônoma: ideal para locais como apartamentos, a porta autônoma também permite acabamentos e revestimentos sofisticados.


Contar com os melhores equipamentos de segurança é essencial para garantir a saúde de todos e também a durabilidade dos equipamentos presentes em seu galpão logístico. E isso, só as porta corta-fogo Metalika podem te assegurar.

Gostou do nosso conteúdo? Se interessou pelos nossos produtos? Então entre em contato conosco solicitando o orçamento das peças.