Porta Corta-Fogo em Aeroportos: Segurança para todos

A porta corta-fogo é um item essencial para garantir a segurança de diversos espaços utilizados por nós todos os dias, como as áreas de convivência nos condomínios, estabelecimentos comerciais, hospitais e aeroportos.

Garantir a segurança de todos em aeroportos é essencial, e uma das maneiras mais eficazes de se fazer isso é contando com portas corta-fogo da melhor qualidade em todas as saídas de emergência.

Quer descobrir por que as porta corta-fogo são tão importantes para garantir a segurança de aeroportos? Então confira o artigo especial que preparamos para te informar.

Porta corta-fogo: como funciona?

A porta corta-fogo existe para bloquear chamas e fumaça, assegurando maior segurança e uma rota de fuga para os envolvidos. Mas afinal, você sabe como uma porta do tipo realmente funciona?

Feitas de aço galvanizado, as portas contam com materiais que impedem o alastramento da fumaça e do calor, e por isso são tão eficazes em situações emergenciais. Além do aço, o produto também conta com material isolante térmico, que auxilia no combate às chamas.

Alguns outros equipamentos também fazem parte da composição, para aumentar a segurança. Os acessórios auxiliares são os seguintes:

  • fechaduras com função antipânico(que podem ser de sobrepor ou embutir);

  • dobradiças com retorno por mola;

  • molas aéreas certificadas corta fogo;

  • retentores (casos específicos de passagem de pessoas);
  •  
  • barra antipânico certificada.

Porta corta-fogo certificada: qual a importância

Muitas são as empresas que comercializam portas corta-fogo com um preço mais baixo, porém, nem sempre elas estão legalizadas. São vários os pré-requisitos que uma porta do tipo deve cumprir para ser considerada eficaz contra a passagem de chamas.

Ao adquirir um item que não conta com a certificação exigida, o comprador pode estar colocando em risco todas as pessoas que utilizam aquela passagem durante o dia a dia. É melhor não correr o risco de ter que testar a eficácia do produto.

Por isso, é importante se informar sobre a porta a ser comprada, para ficar ciente se ela atende às normas especificadas pelos órgãos de fiscalização responsáveis por isso. Aliás, você sabe qual é a norma que estabelece as regras para a produção do produto?

Estamos falando da ABNT 11742, de 2018. Ao verificar se a mercadoria comprada tem o selo da associação, o comprador garante que está adquirindo um produto de qualidade, que tem total capacidade de atender as demandas da norma, como garantir a saída de emergência e controlar a passagem de fogo e fumaça aos demais ambientes.

 
São várias as normas a serem seguidas, como se certificar de que o material utilizado na porta é de fato o indicado, além de também verificar do que é composto as fechaduras e outros acessórios. Informe-se sobre a loja antes de concretizar qualquer compra.

Tipos de porta corta-fogo

Atualmente, são 2 os principais tipos de porta corta-fogo disponíveis: simples, dupla e de vidro. Cada uma delas conta com especificações e vantagens. Confira abaixo alguns pontos de destaque: 

  • porta corta-fogo simples: Para vão luz máximo de 1200mm na largura;

  • porta corta-fogo dupla: alternativa para vãos com mais de 1200mm de largura. Para passagens de pessoas, considerar sempre uma folha com no mínimo atendendo o vão livre de 800mm.

Porta corta-fogo dupla

Um dos produtos que mais vem ganhando espaço no mercado atual, controlando a propagação de chamas em situações de perigo, é a porta corta-fogo dupla..

A porta corta-fogo dupla pode ser aplicada em diversos tipos de localidades, sendo algumas delas: 

  • aeroportos;

  • cinemas;

  • hotéis;

  • hospitais;

  • centros comerciais e residências.


São várias as opções disponíveis no mercado hoje, porém, poucas conseguem ser tão eficazes quanto as portas corta-fogo Metalika, que garantem a resistência do produto no combate às chamas entre um período de 60, 90 ou 120 minutos.

Feitas de aço galvanizado, a resistência das portas Metalika podem ser classificadas em P60, P90 e P120. Lembre-se sempre que produtos de qualidade garantem a segurança de todos em momentos de perigo.



Importância das saídas de emergência

Vemos elas todos os dias, mas poucas pessoas têm a real dimensão do quanto uma saída de emergência é importante. Infelizmente, nós só nos damos conta disso quando alguma tragédia acontece, como no caso de incêndios ou possíveis atentados terroristas.

A saída, além de funcionar como rota de fuga para as vítimas do acidente, também tem importância vital no momento do combate a um incêndio. O corpo de bombeiros, por exemplo, utiliza as escadas da saída para conseguir combater as chamas no local.

No entanto, é preciso ter zelo pelo local, para impedir que as chamas também tomem conta da região. É nesse momento que notamos que a presença da porta corta-fogos é essencial para garantir a segurança de todos.


Porta corta-fogo é na Metalika

Se você quer ter a certeza de que está comprando uma porta corta-fogo de qualidade para garantir a segurança de aeroportos, faça a sua compra com nas lojas Metalika, a melhor empresa do ramo, com mais de 20 anos de mercado.

Tendo atuação destacada em diversos ambientes, as nossas portas seguem as normas técnicas da ABNT, contando alto grau de segurança para as pessoas que utilizam seus serviços.

Em nossa loja, é possível encontrar os mais modernos e seguros modelos de porta corta-fogo disponíveis no mercado. Garantimos a satisfação dos nossos clientes e trabalhamos apenas com os melhores materiais que estão à nossa disponibilidade.

Quer conhecer melhor os produtos oferecidos pela loja Metalika? Então não deixe de entrar em contato com nossa equipe para solicitar o orçamento do produto.