Porta Corta-Fogo: dicas para manutenção

As portas corta-fogo são componentes integrais do projeto de proteção contra incêndio de qualquer edifício. Como sabemos, as portas corta-fogo protegem contra a propagação de fogo e fumaça dentro de um edifício. Em caso de incêndio, as portas corta-fogo são essenciais para a segurança e o bem-estar dos ocupantes do edifício e das equipes de emergência.

Como funciona a Porta Corta-Fogo?

A porta corta-fogo é uma medida de segurança instalada para separação e proteção dos ambientes. Ela é desenvolvida de modo a conter o calor que vem do ambiente afetado e proteger o outro lado, de modo que possa ser feita a evacuação do pessoal em segurança através de escadas ou corredores de fuga.

Para que ela faça esse trabalho corretamente, precisa ser mantida fechada. Uma porta corta-fogo deve se fechar sozinha pela força da mola na dobradiça e a fechadura precisa estar em perfeito estado para mantê-la totalmente fechada e, portanto, permitindo segurança total.

Justamente por isso, deve ser realizada uma manutenção periódica, verificando itens como fechadura, dobradiça e sua lubrificação.

Portas corta-fogo também não devem apresentar partes corroídas, cortadas ou pintura esmaltada, visto que isso pode comprometer sua integridade e colocar pessoas em risco.

Na manutenção, dobradiças devem ser lubrificadas; fechaduras devem ser reguladas e lubrificadas e portas corta-fogo podem ser pintadas e reguladas. Em caso de necessidade, esses componentes podem ser trocados.

De acordo com a NBR 11742/2018, as Portas Corta-Fogo para saída de emergência são divididas em classes:

- Classe P-30: porta cuja resistência mínima ao fogo é de 30 minutos.
- Classe P-60: porta cuja resistência mínima ao fogo é de 60 minutos.
- Classe P-90: porta cuja resistência mínima ao fogo é de 90 minutos.
- Classe P-120: porta cuja resistência mínima ao fogo é de 120 minutos.

A Metalika oferece portas corta-fogo P60, P90 e P120 de acordo com a Norma ABNT NBR 11742. Outro ponto que é exigido e que a Metalika proporciona é a instalação com 3 dobradiças, além de fechadura de sobrepor com trinco. As barras antipânico são itens previstos para locais com grande circulação de pessoas.

Quais as certificações para Porta Corta-Fogo?

A norma ABNT que certifica portas corta-fogo é a NBR 11742/2018 (Porta Corta-Fogo para saída de emergência). Esta norma foi elaborada no Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio (ABNT/CB-024), pela Comissão de Estudo de Vedações Corta-Fogo (CE-024:101.006).

Conforme a norma, as portas corta-fogo contribuem para controlar a propagação de fogo e fumaça e permitir a saída segura das pessoas, facilitando operações de combate e resgate. Afinal, elas são dotadas da capacidade de suportar a ação do incêndio por determinado tempo, avaliado através de ensaios de resistência ao fogo.

A NBR 11742/2018, portanto, especifica requisitos para classificação, fabricação, identificação, unidade de compra, conteúdo do manual técnico, armazenamento, instalação, funcionamento, manutenção e ensaios de portas corta-fogo para saída de emergência.

Contar com portas corta-fogo é essencial para tirar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), sendo obrigatórias em edifícios desde 1983. É, portanto, o Corpo de Bombeiros quem faz a fiscalização e garante que as portas estejam de acordo com as exigências.

A vistoria, por sua vez, depende de cada estado. Em São Paulo, por exemplo, edifícios residenciais passam por vistoria a cada 5 anos e comerciais, 2 ou 3. Em caso de denúncias sobre mau estado, essa visita pode acontecer antes desse período e o AVCB ser cassado.

Por isso, a Metalika oferece portas com certificação ABNT e recomenda manutenção regular.

Acessórios para Porta Corta-Fogo

Portas corta-fogo trazem segurança para edificações. Seu perfeito funcionamento, no entanto, depende de Acessórios para porta corta-fogo, como dobradiças, selecionador de folhas, strike elétrico de embutir, strike elétrico de sobrepor ou ferrolhos.

A Metalika oferece produtos de extrema qualidade para o seu projeto, garantindo segurança e durabilidade.

Limpeza da Porta Corta-Fogo e Pintura

Um erro comum quanto à limpeza de portas corta-fogo é a aplicação de produtos químicos utilizados em outras superfícies pela equipe de manutenção. No entanto, equipe deve ser orientada a passar um pano ligeiramente umedecido em água e, em seguida, um pano seco para a remoção, de modo a deixar a superfície seca e remover a poeira.

Quanto à pintura, uma dúvida comum é se portas corta-fogo podem ser pintadas. A resposta é sim, já que a pintura conserva o produto. A Metalika oferece pintura eletrostática ou o próprio cliente pode utilizar pintura líquida.

A pintura eletrostática tem uma série de vantagens, como resistência a clima extremo, efeitos do sol, raios UV, frio, calor e umidade, além de grande resistência a impactos.

A norma ABNT identifica o acabamento das portas como a “pintura aplicada às superfícies da folha da porta corta-fogo, aos perfis de requadração das portas e aos batentes com finalidade de conservação ou decoração”.

A Metalika oferece acabamentos em pintura eletrostática, galvanizado, inox. 

Portas Corta-Fogo Metalika

A Metalika oferece uma linha completa de Portas Corta-Fogo certificada pela ABNT, são diversos modelos, com garantia de 5 anos contra defeitos de fabricação e funcionamento.

Porta Corta-Fogo Tradicional Metalika

Ideiais para qualquer projeto e oferecendo qualidade superior, as Portas Corta-Fogo Tradicionais são fabricadas em aço galvanizado e podem ser encontradas nas opções simples ou dupla.

Fabricada com aço galvanizado, as portas corta-fogo Metalika possuem resistência ao fogo classificadas respectivamente em P60, P90 e P120 minutos.

Porta Corta-Fogo Acústica Metalika

Ideal para locais com muito ruído, a Porta Corta-Fogo Acústica Metalika tem fita de vedação e guilhotina, o que lhe permite alto poder de isolamento de ruídos, atenuando em 35dB. A vedação com soleira oferece atenuação de 31dB.

Porta Corta-Fogo Premium Metalika

Ideal para quem busca personalidade e elegância, a Porta Corta-Fogo Premium não tem molduras e possui acabamento refinado. Seu sistema construtivo permite, inclusive, utilizar acabamentos diferentes em uma única porta.

Metalika | Porta Corta-Fogo de Qualidade e Segurança do Brasil

A Metalika, empresa que pertence ao Grupo Assa Abloy, é uma fabricante de portas corta-fogo e oferece qualidade, durabilidade e segurança em portas que atendem todas as normas vigentes e são fabricadas com as tecnologias mais modernas do mercado.

Acesse o site para saber mais sobre nossos produtos ou solicite aqui o seu orçamento.