Porta Corta Fogo

Descubra o que é, e pra que serve.

O que é uma porta corta-fogo?

A porta corta-fogo é um equipamento comum em nossas vidas, porém não costuma chamar muito nossa atenção. A utilizamos como passagem no dia-a-dia e muitas vezes não nos damos conta de sua importância. Você já teve a preocupação de localizar a saída de emergência mais próxima do shopping, teatro ou cinema que você frequenta? Como acontece com equipamentos de emergência, somente nos damos conta de sua importância quando precisamos delas e não a encontramos.

Importância das portas-corta fogo

As portas corta-fogo têm a função de conter as chamas e o calor provenientes do fogo, por isso ela é o equipamento aplicado nas saídas de emergência e nas escadas de incêndio, oferecendo uma passagem segura tanto para a fuga das pessoas quanto para o acesso dos bombeiros em locais pegando fogo. As portas corta-fogo são do tipo de abrir com eixo vertical, compostas de batentes, ferragens e das portas em si, com a função de impedir ou retardar a propagação do fogo e calor.

Tipos de portas corta-fogo

Existem diferentes tipos de portas corta-fogo, cada uma com sua capacidade de resistência ao fogo e sua aplicação nas edificações. De acordo com a Norma Técnica de referência (ABNT NBR 11.742 e 11.785) as portas corta-fogo são classificadas em 4 tipos (P-30, P-60, P-90 e P-120), cada uma com seu tempo de resistência ao fogo (P). A Norma exige ainda que a porta seja instalada com três dobradiças, que podem variar de modelos, tais como fechamento por gravidade ou por dispositivo hidráulico, mas nunca de quantidade. Também determinada por Norma é o uso da fechadura de sobrepor com trinco.

Manutenção das portas e acessórios

A porta corta-fogo é utilizada diariamente, quando subimos ou descemos um andar, sendo manuseada diversas vezes em movimentos de abrir e fechar.  Os dispositivos que garantem a abertura e o fechamento da porta precisam ter manutenções mensais. Semestralmente, deve ser avaliada a condição da folha da porta e a lubrificação das dobradiças e fechadura com graxa.

Segurança do produto

As empresas de portas corta-fogo submetem seus produtos a um processo de certificação, com o objetivo de atestar, asseverar o cumprimento de exigências de Normas Técnicas, uma vez que o desempenho de um equipamento está diretamente relacionado às matérias-primas empregadas na sua confecção e no controle do processo produtivo. Por isso foi criado o Selo de Marca de conformidade ABNT, que é fixado em cada porta, contendo um número de série e informando a classe (tempo de resistência ao fogo). Junto a esta etiqueta metálica deve haver outra, informando o nome do fabricante, e em conjunto estes dois selos são capazes de rastrear a origem do produto, isto é, chegar aos lotes originais de matéria-prima empregados na confecção daquela porta. Em cada lote de portas fornecido, o fabricante deve enviar um manual de instruções contendo informações sobre dimensões e massas nominais, cuidados de transporte, embalagem, instalação, funcionamento, manutenção e garantia.